quarta-feira, 1 de abril de 2009

Hipocrisia evangélica

Antigamente este blog era mais social e humanamente engajado. É uma pena que eu tenha desviado desse engajamento que tanto me fazia bem, mas eu sabia que pouquíssimas pessoas iriam ler o que eu pensava a respeito de guerra, hipocrisia, preconceito e 'tras coisas. Mas hoje eu tenho que escrever sobre algo que me indignou, tal qual eu fazia nos primórdios (parece muito tempo...) deste blog.

Estou falando sobre o projeto que dava à Associação das Prostitutas do Amazonas (As Amazonas) o título de Utilidade Pública e que foi barrado e arquivado pela bancada evangélica na Câmara Municipal de Manaus. Uma vez concedido este título a Associação poderia firmar parcerias importantes, além de poder captar recursos, inclusive do Estado. Continuaria assim seu trabalho a favor da dignidade e contra a exclusão social das prostitutas.

Não escondo a minha insatisfação em ver que, mais uma vez, os membros da Câmara se voltaram contra uma minoria. Alegam moral e ética, mas ferem o direito à igualdade e mostram a a sua maioria preconceituosa e desinformada. Pessoas que vergonhosamente mostam o que se poderia esperar deles; a defesa de seus próprios interesses.

Será que é difícil compreender que antes de serem prostitutas elas são MULHERES? Esses hipócritas esquecem o lado humano dessas pessoas. Uma Associação que dá dignidade, segurança e informação parecem-lhes tão má porque, justamente, realiza aquilo que esses preconceituosos jamais poderão realizar à sociedade: compreender as diferenças, ajudar alguém diferente.

Vivem daquilo que o rebanho dá.

Não compreendo como um pastor, que supostamente não utiliza os serviços de uma prostituta, pode achar nocivo que um grupo queira ajudar essas pessoas. Isso é uma prova que a exclusão social foi aprendida muito antes do código moral. Eles julgam, como julgariam negros, homossexuais e detentos, que estão protegendo a sociedade, mas o que a sociedade precisa é ser protegida desses manipuladores e aduladores. Não dá para compreender como eles não tem, supostamente, noção do mal que causam olhando para seus próprios umbigos.

Desejo que o povo levante-se e defenda qualquer atitude de benefício às minorias, sejam elas quais forem. Não é porque eles são evangélicos que eu deva me calar, é?

Vereadores hipócritas, para vocês, o meu escárnio!

Nenhum comentário: