sábado, 25 de fevereiro de 2006

Intolerância!

Ouvindo: S.O.A.D. Lendo: vcs não gostariam de saber... Escrevendo: rascunhos diversos.

Tenho acompanhado, enlameado pela minha fé abatida a anos, duas polêmicas dessas infelizes guerras travadas lá no Oriente Médio. Uma, a primeira, é a das "charges" que fizeram do profeta Maomé. Aí eu penso assim sobre ela:

O precioso Cristo, maníaco da fé, feito esses pregadores clérigos novos-cruzados, vive sendo alvo de comparações. Você sofre, compara-se a Cristo na cruz; você chora e sente-se traído, diz-se então no Monte das Oliveiras, dentre outras. Ele, dito uma alma boa, cercou-se de homens de fé, feito ele. Sim, "ele" sem o E maiúsculo. Um ele homem, não um Ele divino. Pois bem, ele viveu tão próximo de outros homens, incorruptível. Dele temos relatos, na Bíblia, talvez um dia um livro inquestionavelmente Sagrado, dado o número de versões agradáveis aos diversos sectários cristãos existentes.

Pois é, Cristo já defendeu e defende até hoje inúmeras guerras no mundo. Ele fomenta a morte de centenas de inocentes por dia. Ele, sempre muito humilde nas histórias bíblicas, hoje deve ter uma conta bancária trilhonária em algum paraíso fiscal, mandando de lá remessas desse dinheiro pra financiar bombas e armas de destruição comuns e em massa. Esse Cristo cantado por muitos hoje tem uma única notícia, todos os dias: a que o FIM está próximo!

Mas de que Cristo estou falando? É o Cristo da Bíblia ou o Cristo belicista, anunciador da morte dos dias de hoje? É sobre o Filho de Deus, ou filho da ciência, da ignorância, da intolerância e do ateísmo radical? Que Cristo é esse? Talvez não saibamos distinguir, pois a poeira das guerras, centenas delas, nos nublam os olhos e a luz do sol.

Imagine então que, ainda que sem sabermos distinguir isso tudo, ignorantes que somos, nos damos ao luxo de profanar, bestialmente, a fé do outro. Imagine que desenharam um Cristo de arma na mão, como inúmeras vezes homens empunharam no nome dele, e publicaram num jornal? Imagine que você não sabe separar de que Cristo está sendo descrito ali, naquele desenho. Essa é a visão que temos da situação. Não sabemos se apoiamos a crítica de que Maomé, o dos extremistas, é fomentador de guerras, ou se repudiamos dizer isso do profeta. Estamos perdidos, vítimas dum deus-de-faz-de-conta, enganados, embora nos achando sempre com a razão! Pois, como Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida!

Culpemos quem então pelas mortes e manifestações por causa dessa charge? A intolerância, essa mesma com que executamos até outros cristãos? A falta de tato artístico dos mulçumanos? A orgia que a imprensa promove com a dor dos outros? O Bush? O Bin Laden? Talvez tudo isso. Mas acho que temos que culpar é o fato de cristão/judeu não ser educado pra ler o Alcorão tanto quanto a Bíblia e o Torá, e vice-versa. Respeitaríamos os dogmas de cada um. Seríamos até mais serenos, já que não vivemos mais no tempo em que o próprio tempo passava mais lentamente. Não sabemos NADA dos mulçumanos para criticá-los. Putz, e o pior é que sabemos MENOS AINDA sobre Cristo para defendê-lo!!

E penso que muito mulçumano também não!

Um comentário:

Anônimo disse...

OiOiOiii Moree!!
axei teu blog mtoo loko, taao loko q eu msm me confundiii com eleee O___o nao entendi qse nada do q c screveeu moree!!
ve se aparec...to qrendo matar a saudade d vc!! ^^
Bjokitas
Lov U!