domingo, 26 de outubro de 2008

Ela É Perigosa

A esperança é a última que morre. Mas existem pessoas, e elas são muitas, que preferem fazer com que a esperança seja imortal. Mesmo essas pessoas, a grande maioria delas, não esperam que a esperança seja imortal, mas que tudo o que elas querem seja realizado. Ou seja, se elas obtêm aquilo que elas querem, pode até ser que queiram que a esperança morra. Pode ser que ela não seja mais imortal. Até que elas queiram mais, ousem mais, ou peçam mais.

Tudo que se espera da esperança é que ela seja uma caixinha com soluções, prazeres, realizações. Jamais se pensa no campo de sonhos, projetos, estudo, disciplina. Queremos da esperança aquilo que nos dotamos crêr, a eterna expectativa. E isso nos empobrece. Vivemos cercado de óbvios, de certezas lacônicas, de rotinas cristalizadas. Não esperamos desígnios, nem, cada vez menos, acreditamos em destino. Não. Destinos não nos deixam ter esperança. Acreditamos mesmo é nos filmes românticos, no olhar do ser amado, no jogo do bicho.

Somos tão crentes que haveria na esperança as nossas crenças mais íntimas. A tola idéia de que somos moldados a crer naquilo que somos...

Então somos fracos!
Cheers!

Nenhum comentário: