sábado, 25 de fevereiro de 2006

Intolerância!

Ouvindo: S.O.A.D. Lendo: vcs não gostariam de saber... Escrevendo: rascunhos diversos.

Tenho acompanhado, enlameado pela minha fé abatida a anos, duas polêmicas dessas infelizes guerras travadas lá no Oriente Médio. Uma, a primeira, é a das "charges" que fizeram do profeta Maomé. Aí eu penso assim sobre ela:

O precioso Cristo, maníaco da fé, feito esses pregadores clérigos novos-cruzados, vive sendo alvo de comparações. Você sofre, compara-se a Cristo na cruz; você chora e sente-se traído, diz-se então no Monte das Oliveiras, dentre outras. Ele, dito uma alma boa, cercou-se de homens de fé, feito ele. Sim, "ele" sem o E maiúsculo. Um ele homem, não um Ele divino. Pois bem, ele viveu tão próximo de outros homens, incorruptível. Dele temos relatos, na Bíblia, talvez um dia um livro inquestionavelmente Sagrado, dado o número de versões agradáveis aos diversos sectários cristãos existentes.

Pois é, Cristo já defendeu e defende até hoje inúmeras guerras no mundo. Ele fomenta a morte de centenas de inocentes por dia. Ele, sempre muito humilde nas histórias bíblicas, hoje deve ter uma conta bancária trilhonária em algum paraíso fiscal, mandando de lá remessas desse dinheiro pra financiar bombas e armas de destruição comuns e em massa. Esse Cristo cantado por muitos hoje tem uma única notícia, todos os dias: a que o FIM está próximo!

Mas de que Cristo estou falando? É o Cristo da Bíblia ou o Cristo belicista, anunciador da morte dos dias de hoje? É sobre o Filho de Deus, ou filho da ciência, da ignorância, da intolerância e do ateísmo radical? Que Cristo é esse? Talvez não saibamos distinguir, pois a poeira das guerras, centenas delas, nos nublam os olhos e a luz do sol.

Imagine então que, ainda que sem sabermos distinguir isso tudo, ignorantes que somos, nos damos ao luxo de profanar, bestialmente, a fé do outro. Imagine que desenharam um Cristo de arma na mão, como inúmeras vezes homens empunharam no nome dele, e publicaram num jornal? Imagine que você não sabe separar de que Cristo está sendo descrito ali, naquele desenho. Essa é a visão que temos da situação. Não sabemos se apoiamos a crítica de que Maomé, o dos extremistas, é fomentador de guerras, ou se repudiamos dizer isso do profeta. Estamos perdidos, vítimas dum deus-de-faz-de-conta, enganados, embora nos achando sempre com a razão! Pois, como Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida!

Culpemos quem então pelas mortes e manifestações por causa dessa charge? A intolerância, essa mesma com que executamos até outros cristãos? A falta de tato artístico dos mulçumanos? A orgia que a imprensa promove com a dor dos outros? O Bush? O Bin Laden? Talvez tudo isso. Mas acho que temos que culpar é o fato de cristão/judeu não ser educado pra ler o Alcorão tanto quanto a Bíblia e o Torá, e vice-versa. Respeitaríamos os dogmas de cada um. Seríamos até mais serenos, já que não vivemos mais no tempo em que o próprio tempo passava mais lentamente. Não sabemos NADA dos mulçumanos para criticá-los. Putz, e o pior é que sabemos MENOS AINDA sobre Cristo para defendê-lo!!

E penso que muito mulçumano também não!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Angústia

Só para citar o meus dias:

PORRA!

"...eu cuido das pessoas, mas quem cuida de mim? "

talvez a Sarnenta do Lost...!!! Ou a Angelina Jolie!!! Sei lá...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006


Ouvindo: nada Lendo: sobre empirismo Escrevendo: nada além disto

Acostumei-me a desorganizar para parecer estar reestruturando tudo o que tenho. Já que a noção do sentimento é, para mim, mais concreto que abstrato; sem jogos sérios, ou como aquele compromisso inadiável, estou parecendo desorganizado. Tô desorganizando tudo que consegui edificar de dois anos pra cá. Sinto que devo me desapegar dos "louros", das vitórias. Sinto que devo voltar a cantar as perdas, o sonambulismo, a melancolia e, principalmente, a Lua da Noite.

Ontem, e somente ontem, eu me reconheci no espelho. Barbado e mal nutrido. Esse é o rosto com quem eu convivi durante anos. As marcas, o olhar, a expressão abatida. Deixei muita má impressão em muita gente, o que me diverte muito hoje. Até bem pouco tempo atrás ainda me davam de ombros, quando eu saía da minha "cova", e procurava o regozijo nas enigmáticas noites de bebedeira, ou nos poemas incertos (e meus poemas serão sempre incertos), ou outrora nas visitas aos parentes, que os amo tanto.

E me encontro numa angústia fatal. Numa ladeira encurvada. Sem breque!

Ainda que tão caótico à seus olhos, leitor, eu encontrei paz nas palavras duma amiga. Ela me disse, decerto acertadamente dentro do tom, muitas coisas que me alegraram. E como! Fiquei lisojeado, e a disse que dormiria bem. E dormiria, se não fosse tudo o que eu deixei pra desorganizar para mais tarde me pedindo "socorro, urgência, estou muito à regra, estou desesperadamente perfeita, venha me desmontar, desmorone-me!". Ao quanto estou preocupado com relação a esse pedido de socorro, nem ligo!

Quero mesmo é dormir!...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Ouvindo: Roots Bloody Roots - Sepultura Lendo: e-mails Escrevendo: algo sobre incerteza

Já ouvi muita gente falar sobre ser correto, sobre "loucura". Na verdade é uma gente pouco confiável pra falar sobre isso. Gente que não dá um passo sem consultar a Bíblia, o psicanalista, o papai, a mamãe. Gente que nunca experimentou estar do outro lado do comum, ser o inverso da sensatez. Eu não ando com saco pra aturar gente assim...

Comecei a me preparar pro Carnaval. A única festa q vou, deliberadamente, é o Bloco das Piranhas. Já dei uma corrida hj com o Ricardo e o Ícaro, pra esticar as pernas. Amanhã tem bicicleta. Quero tirar a ferrugem. Ainda mais com tantos acidentes acontecendo... tenho que recuperar os movimentos, rss...

Ha, eis muitos motivos pra que eu não continue a namorar palm tops da HP. Botei na cabeça que é melhor comprar um notebook, de preferência não da HP, e é mais prático andar com um desses qnd se está numa universidade. Ainda não tenho dinheiro, mas pelo menos não vou gastar meu tempo em vitrine... rss

Saudosismo: sabe qnd vc tem vontade de passar por coisas que outrora vc não queria passar? Pois é... vcs não sabem né? Isso é loucura da minha cabeça né? Tow paranóico... but, eu tow com saudade duma ressaca dakelas... dakelas ressacas q fazem vc ver q vale a pena encher a cara pra skecer dum monte d coisa, mas q vc acaba é tentando ressucitar as q skeceu! Tow melancólico, e a loura sempre foi um tesão nesses períodos inférteis da mente.

E meus guris?!?!